TDHA - SINTOMAS E TRATAMENTOS
O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade) ocorre em um número considerável de pessoas ao redor do mundo. Estudos do DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5ª Ed. 2013) apontam a incidência do distúrbio na maioria das culturas.
SINTOMAS DO TDHA
É importante ficar atento quanto aos sintomas e jamais confundir-se com algum distúrbio de aprendizagem, como dislexia, disgrafia, discalculia, etc. Os sintomas do TDAH podem ser de fácil percepção para quem convive com a criança, por exemplo, ou podem ser mais implícitos. De qualquer forma, só uma equipe médica é capaz de fazer o diagnóstico exato.
Profissionais que cuidam desses casos alertam: é preciso que a pessoa manifeste, pelo menos a princípio, um padrão persistente de desatenção ou hiperatividade (impulsividade) que cause influência no comportamento da pessoa, assim como seu desenvolvimento.
Veja abaixo quais são os principais sinais que manifesta o TDAH:
– Desatenção frequente em situações do cotidiano (obrigatórias e lúdicas);
– Dificuldade para seguir instruções ou finalizar o que devia (alguma tarefa);
– Não se familiarizar com atividades que peçam raciocínio ou atenção (atividades que necessitam de esforço mental);
– Ficar distraído por estímulos externos e não prestar atenção ao que se passa dentro do contexto ao que está inserido;
– Perder objetos que fazem parte de alguma função rotineira;
– Bater mãos e pés quando precisa ficar parado;
– Levantar-se da cadeira a todo instante (inquietação total);
– Não ter paciência de esperar o outro terminar as atividades e querer passar na frente;
Os sintomas de impulsividade, geralmente, são os mais perceptíveis às pessoas que estão ao redor; já aqueles que estão ligados à desatenção, podem ser percebidos por pais e educadores, por exemplo.
Como é o tratamento?
O tratamento do TDAH precisa ser ministrado por uma equipe médica multidisciplinar. Na maioria dos casos, pode-se notar a presença de neuropsiquiatras, neuropediatras e neurologistas. No entanto, profissionais de outras áreas também são imprescindíveis para reforçar o tratamento: psicólogos, fonoaudiólogos, psicomotricistas, entre outros.
Um item que merece destaque é o psicoestimulante, pois ele estimula a atividade e promove maior atenção à pessoa em suas funções. Além disso, os psicoestimulantes são responsáveis pela melhora nas áreas cerebrais que são influenciadas pelo TDAH.